domingo, 15 de novembro de 2009

A internet é mais do que um canal de comunicação.

   O acesso ilimitado a internet está crescendo de forma extrordinária, as pessoas de todas as classes sociais estão conectadas atráves deste canal de comunicação, o que até pouco tempo era limitado somente para a alta sociedade, hoje difunde seus objetivos em torno do mundo sem distinções.
   A internet sem dúvidas já faz parte do nosso cotidiano, e está ligada diretamente em nossas formas de pensar e agir, e não apenas em função da onipresença ou da interatividade que propicia. A comunicação via web também oferece a enorme vantagem do custo, infinitamente menor em relação às mídias convencionais, o que é muito conveniente, tanto para o emissor quanto para o receptor da mensagem.
   Recentemente o governo brasileiro criou um canal de comunicação entre o cidadão e o governo federal, atráves do Blog do planalto, a ideia do blog , segundo presidente Lula, é divulgar as notícias em primeira mão aos internautas, já que a quantidade de pessoas online no Brasil vem crescendo a cada ano.
  Na educação por exemplo, esta tecnológia tem se  mostrado cada vez mais eficaz no processo de ensino e aprendizagem, pois utilizando a internet, tanto os professores quanto os alunos assimilam melhor os conteúdos, revisando informações pertinentes, isto é possível porque a internet oferece gratuitamente as condições para pesquisas e buscas rápidas atráves de sites, softwares, jogos online, programas de relacionamentos, Chat's e Blogs.
   No âmbito empresarial é de suma importância a utilização deste meio tecnológico, propondo um canal direto entre o prestador de serviços e o cosumidor, assim os prestadores passaram a investir na comunicação direta com seu consumidor. Se antes ele era desconhecido, ou só tinha informação do volume de compra, hoje os prestadores sabem nome, e-mail, telefone, endereço, hábitos de consumo, necessidades, preferências, etc...
    O crescimento acentuado das vendas através da Internet, denominada e-commerce e o volume de compra dos e-consumidores (consomem muito mais e com maior freqüência) torna obrigatório a definição de uma estratégia que atenda não só os parceiros tradicionais (distribuidores e varejistas), mas principalmente o consumidor. Hoje é possível ir ao banco, ao supermercado, a padaria, a biblioteca, sem sair de casa, pois com apenas um clique podemos sanar algumas necessidades básicas.
   O poder que este meio de comunicação tem perante o ser humano é incalculável, pois ele é capaz de transformar a vida das pessoas, deixando a deriva seus pensamentos, suas atitudes, sua auto-estima,seus meios de vida, por isso é preciso tomar cuidado com a forma em que utilizamos a internet, pois ao mesmo tempo que ela é uma forte aliada no processo de sobrevivênvia, ela pode ser também uma destruídora sem precedentes.
  Portanto, a internet como canal mediador de comunicação torna-se incomparável na medida em que concentra num mesmo ambiente a maioria das mídias de nosso cotidiano. As estruturas da sociedade encontram na Internet um grande centro de convergência institucional e devem fazer o melhor uso dessa tecnológia.


Referências Bibliográficas:

Blog do planalto. Disponível em: http://blog.planalto.gov.br/. Acesso em: 15 nov. 2009.

GESPEQ. O que é Web Marketing. Disponível em: <http://www.gespeq.com.br/?p=227>. Acesso em: 15 nov. 2009.

Relacionamento digital. Internet;canal de comunicação com o consumidor. Disponível em: http://www.relacionamentodigital.com/Internet-canal-de-comunicacao-com-o-consumidor. Acesso em: 15 nov. 2009.

2 comentários:

  1. Gostei,é isso mesmo,precisamos tomar cuidado com o uso da internet de maneira indevida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fla,
    Ótima reflexào. O bom sinal é de que nós também estamos nessa grande rede social virtual.
    Bjs
    Profa. Kassandra

    ResponderExcluir