terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Tecnologia da informação na escola.

Resumo: A tecnologia da informação na escola.

É evidente a influência das tecnologias na sociedade. Práticas sociais, relações comerciais e a educação são cada vez mais orientadas por e para as tecnologias de informação e comunicação (tic). Neste contexto, as pessoas devem estar adaptadas aos padrões de uso dos recursos tecnológicos, principalmente no tocante ao exercício profissional. Para tal, é essencial adquirir habilidades e consolidar competências necessárias à utilização de computadores, redes e outros dispositivos telemáticos em diferentes situações. Estas habilidades estão associadas à aplicação dos recursos tecnológicos, ao uso das diversas mídias de comunicação, à busca de informação e à solução de problemas com o auxilio da tecnologia.

A utilização da informática no ambiente escolar
A tecnologia da informação está incorporada nas instituições de ensino e pesquisa e faz parte do cotidiano de alunos, professores, funcionários e dirigentes dessas instituições. Veja o esquema abaixo.





No primeiro nível as universidades utilizam os computadores como ferramenta de apoio a área administrativa: cadastro de professores, controle dos pagamentos das mensalidades.
O segundo nível representa a utilização dos computadores pelos membros da comunidade escolar como ferramenta de suporte às tarefas do cotidiano. Alunos, professores e funcionários utilizam programas para a edição de textos, elaboração de gráficos e planilhas, pesquisas acadêmicas, digitação dos trabalhos, atividades ou provas.
O terceiro nível da pirâmide representa a utilização como apoio a área acadêmica no processo de ensino/aprendizagem. Neste caso os recursos tecnológicos são utilizados para veicular o material de estudos do curso ou da disciplina.
Já no último nível da pirâmide contempla a utilização dos computadores como ferramenta estratégica na busca de competitividades e sobrevivência, a utilização de tecnologias de informação pela área administrativa ainda é feita de forma tímida comprada ao seu uso pela área operacional das organizações.

A utilização da tecnologia da informação no processo de ensino e aprendizagem
Desde as primeiras gerações de hardware e software, buscam o desenvolvimento e o aprimoramento da utilização da informática na educação.
A informática no processo ensino-aprendizagem pode ser considerada sob dois pontos de vista: interação com o conhecimento de uma área específica e ferramenta de apoio ao processo de ensino.

Promovendo uma interação com o conhecimento
Sob esse ponto de vista, os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, nestes casos sob orientação dos professores os alunos trabalham com textos diversificados com intuito de promover o processo de produção do conhecimento.

Dentre os principais softwares educativos, posso citar:
Programas tutoriais: eles organizam o conhecimento de uma área específica, e o aluno passa a interagir com os textos do objeto escolhido para estudo por meio de recursos de tecnologia da informática. Entre os recursos utilizados, destaca-se a utilização de sons, imagens, vídeos e outros efeitos especiais. À medida que o aluno avança na interação com o conhecimento organizado, vai fazendo exercícios normalmente utilizados para fixação do conteúdo.

Programa exercício e prática: pode ser comparado aos cadernos e listas de exercícios, o aluno reproduz listas de exercícios ou trabalhos, porém utilizando os recursos tecnológicos. O professor pode acompanhar os resultados obtidos através de relatórios emitidos pelo próprio software. Nem sempre esses resultados tem valor pedagógico satisfatório, pois e muito difícil que o software detecte o motivo de erro, e ajude ao professor descobrir estratégias para resolver.

Jogos educacionais: são softwares que tem uma boa aceitação devido as suas características lúdicas, normalmente são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação dos conhecimentos dos alunos com o ambiente do jogo. Contudo alguns pais e pedagogos não validam a atuação e utilização destes softwares.

Programa de simulação: por meio dessas simulações digitais, o homem é capaz de criar situações virtuais, que simulam fenômenos do mundo real que, dificilmente, poderiam ser experimentados em uma relação direta. Outra característica desses softwares é a facilidade que o aluno tem de mudar uma determinada situação sem causar risco para si ou para a humanidade. Apesar de possuir uma filosofia pedagógica muito interessante, esses softwares nem sempre conseguem atingir qualidade satisfatória, devido a dificuldade de programação de modelos de fenômenos complexos e a limitação dos sistemas computacionais.

Linguagem de programação: A partir do instante que a informática passa a ser aliada de alunos e professores mo processo de produção do conhecimento, algumas linguagens de programação como, por exemplo, Pascal, também pode ser caracterizado como uma modalidade do software educativo. A programação do computador leva o sujeito envolvido no processo de ensino/aprendizagem a construir uma sequência de passos que será utilizada para resolver um determinado tipo de problema, que poderá ser testada e alterada exaustivamente, até que atinja o objetivo proposto.

Uma das interferências da tecnologia da informação no processo de ensino ocorre em função da habilidade do sujeito envolvido nos desafios da tecnologia que fascina uns, mas apavoram outros.

Portanto, o uso da tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem cria novas condições de produção e recepção de texto, e consequentemente, de produção do conhecimento, mas é necessário conscientizar os responsáveis pela construção e implementação dos projetos de ensino para que haja uma redefinição do espaço sala de aula e para que recursos tecnológicos sejam utilizados de forma adequada.

Referências Bibliográficas:

COSCORELLI, Carla Viana (Org). Novas tecnológias, novos textos, novas formas de pensar. 3° edição Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

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