sábado, 19 de setembro de 2009

Técnicas e Tecnologias na Educação

Segundo Patrick Mendelsohn, professor da Universidade de Psicologia e tecnologia de Genebra na Suíça:

“As crianças nascem em uma cultura em que se clica, e o dever dos professores e inserir-se no universo dos seus alunos”.

Os textos apresentam a importância da era da tecnologia, e utilização adequada da técnica, principalmente na educação.
A vida hoje é mais prática e cômoda, mas nem sempre foi assim, pois sabemos pouco da história dos nossos antepassados, mas o que sabemos é suficiente para compararmos o modo de vida de cada sociedade.
Os meios de comunicação e de transportes são evidências das transformações sofridas no decorrer dos anos, em passado um tanto quanto remoto viajar de avião era considerado impossível, o fato do homem voar era considerado como milagre divino, hoje é comum a prática de viajarmos de uma cidade a outra de avião ou trens. Já os meios de comunicação nos leva cada vez mais longe, pois em uma fração de segundos podemos acompanhar aqui do Brasil um acontecimento ao vivo que está ocorrendo do outro lado do mundo como no Japão. Isto é possível porque Televisão e o computador já são comuns nas casas dos brasileiros.

Como podemos utilizar de forma adequada estas técnicas e tecnologias ao nosso favor em prol da educação matemática?
Sabemos que na educação a utilização adequada da técnica e da tecnologia favorece o aprendizado do aluno e a formação contínua do professor, o ato de incluir nas aulas recursos didáticos diversificados desperta o interesse do aluno, e auxilia no processo de ensino e de aprendizagem.

É evidente que o progresso das tecnologias oferece campos de desenvolvimento das competências fundamentais para a sobrevivência, e sem dúvida, aumenta o alcance das desigualdades no domínio das relações sociais, da informação, e do mundo.

Após a leitura completa do livro 10 Novas competências para ensinar e especialmente o capitulo 8 Utilizar novas Tecnologias, escrito por Philippe Perrenoud.
Entendi que a escola não pode simplesmente ignorar o que se passa no mundo, pois as novas tecnologias da informação e da comunicação transformam as maneiras de comunicar, de trabalhar, de decidir e de pensar.
É necessário a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação.
O livro enfatiza a necessidade do professor da disciplina curricular ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alterar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.
O uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento apresentam enormes desafios:
Entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento; - provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos; - possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores.
Essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender bem como rever o papel do professor e do aluno neste contexto.
Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.
Perrenoud apresenta quatro entradas práticas neste referencial que sem dúvidas farão a diferença na educação, são elas:
1) Utilizar editores de texto;
2) Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino;
3) Comunicar-se à distância por meio da telemática;
4) Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

Referências Bibliográficas:

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 5° edição. Campinas-SP: Papirus, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000.

Um comentário:

  1. Excelente resenha Fla,
    Conserte apenas o parágrafo "É evidente que o progresso das tecnologias oferece campos de desenvolvimento as competências fundamentais para a sobrevivência, e sem dúvida, aumenta o alcance das desigualdades no domínio das relações sociais, da informação, e do mundo." Acho que falta a letra d antes de: "as competências".
    Cite as referências bibliográficas dos textos e do livro do Perrenoud.
    Abraços
    Kassandra

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