terça-feira, 22 de setembro de 2009

Softwares Educacionais

O que é um software educacional?

É um programa que visa atender necessidades e possui (ou deve possuir) objetivos pedagógicos. Todo o software pode ser considerado educacional, desde que sua utilização esteja inserida num contexto e numa situação de ensino-aprendizagem, onde existe uma metodologia que oriente todo o processo de resolução e aprendizagem.

Tipos de softwares educacionais.

Tutorial:
Aluno é guiado;
Aluno seleciona dentre as opções pré-definidas a que deseja estudar;
Aprendizagem estruturada pelo programa;
Fácil de implementar e utilizar.

Ex: A água - Recreio on-line















Jogos educativos:
Construção de situações que se assemelham a realidade;
Apresentam um componente lúdico da realidade; Exercício e prática:

Ex: Escolinha do Iguinho















Simulador:
Construção de situações semelhantes a realidade;
Ênfase a exploração autodirigida;
Utilização de modelos dinâmicos

Ex: Aquecimento do Planeta - Turma do Super V















Exercício e Prática:
Utilizados para memorização de algo já estudado pelo aluno.
   
 Ex: Jogo da Matemática - Recreio on-line.                


          

                                                                                                       

 Entre outros como:

Mais Divertido Nestlé - Muitos jogos para a sua diversão.

Mingau Digital - Resta um, jogo da memória, batalha naval...

Orisinal - Diversos games.

PaKids - Jogo da velha, quebra-cabeça, jogo dos 7 erros...

Pixels - Labirinto, pula pula, jogo da memória...

Portal X - Entre nesta brincadeira e divirta-se com os jogos da Turma da Xuxinha!

Recreio Online - Ação, desafio, estratégia...

SBT Diversão - Divirta-se com os jogos.

Senninha - Carros malucos, quente ou frio, quebra-cabeça.

Sitio do Picapau Amarelo - Infantil - Jogos - Forca do conselheiro, matemática espacial...

SmartKids - Jogos Infantis, Jogos Educativos, Jogos Online, Desenhos para Colorir, Informações sobre animais, frutas e legumes...

Turma da Mônica - Diversão Jogos Online - Cruzadinhas, jogo dos 7 erros, jogo da memória, splash - bicho virtual...

TV Cultura - Alô Escola - Jogo da memória, quebra-cabeça, jogo dos 7 erros...

Zuzubalândia - Jogo da Matemática, Jogo da Memória, Jogos de Labirinto, Quebra-Cabeças...


Divirtam-se a vontade!!!!!!

Referências Bibliográficas
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informatica na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. São Paulo-SP: Épica, 2001



A Tecnologia da informação na escola.

Resumo: A tecnologia da informação na escola.

É evidente a influência das tecnologias na sociedade. Práticas sociais, relações comerciais e a educação são cada vez mais orientadas por e para as tecnologias de informação e comunicação (tic). Neste contexto, as pessoas devem estar adaptadas aos padrões de uso dos recursos tecnológicos, principalmente no tocante ao exercício profissional. Para tal, é essencial adquirir habilidades e consolidar competências necessárias à utilização de computadores, redes e outros dispositivos telemáticos em diferentes situações. Estas habilidades estão associadas à aplicação dos recursos tecnológicos, ao uso das diversas mídias de comunicação, à busca de informação e à solução de problemas com o auxilio da tecnologia.

A utilização da informática no ambiente escolar
A tecnologia da informação está incorporada nas instituições de ensino e pesquisa e faz parte do cotidiano de alunos, professores, funcionários e dirigentes dessas instituições. Veja o esquema abaixo.





No primeiro nível as universidades utilizam os computadores como ferramenta de apoio a área administrativa: cadastro de professores, controle dos pagamentos das mensalidades.
O segundo nível representa a utilização dos computadores pelos membros da comunidade escolar como ferramenta de suporte às tarefas do cotidiano. Alunos, professores e funcionários utilizam programas para a edição de textos, elaboração de gráficos e planilhas, pesquisas acadêmicas, digitação dos trabalhos, atividades ou provas.
O terceiro nível da pirâmide representa a utilização como apoio a área acadêmica no processo de ensino/aprendizagem. Neste caso os recursos tecnológicos são utilizados para veicular o material de estudos do curso ou da disciplina.
Já no último nível da pirâmide contempla a utilização dos computadores como ferramenta estratégica na busca de competitividades e sobrevivência, a utilização de tecnologias de informação pela área administrativa ainda é feita de forma tímida comprada ao seu uso pela área operacional das organizações.

A utilização da tecnologia da informação no processo de ensino e aprendizagem
Desde as primeiras gerações de hardware e software, buscam o desenvolvimento e o aprimoramento da utilização da informática na educação.
A informática no processo ensino-aprendizagem pode ser considerada sob dois pontos de vista: interação com o conhecimento de uma área específica e ferramenta de apoio ao processo de ensino.

Promovendo uma interação com o conhecimento
Sob esse ponto de vista, os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, nestes casos sob orientação dos professores os alunos trabalham com textos diversificados com intuito de promover o processo de produção do conhecimento.

Dentre os principais softwares educativos, posso citar:
Programas tutoriais: eles organizam o conhecimento de uma área específica, e o aluno passa a interagir com os textos do objeto escolhido para estudo por meio de recursos de tecnologia da informática. Entre os recursos utilizados, destaca-se a utilização de sons, imagens, vídeos e outros efeitos especiais. À medida que o aluno avança na interação com o conhecimento organizado, vai fazendo exercícios normalmente utilizados para fixação do conteúdo.

Programa exercício e prática: pode ser comparado aos cadernos e listas de exercícios, o aluno reproduz listas de exercícios ou trabalhos, porém utilizando os recursos tecnológicos. O professor pode acompanhar os resultados obtidos através de relatórios emitidos pelo próprio software. Nem sempre esses resultados tem valor pedagógico satisfatório, pois e muito difícil que o software detecte o motivo de erro, e ajude ao professor descobrir estratégias para resolver.

Jogos educacionais: são softwares que tem uma boa aceitação devido as suas características lúdicas, normalmente são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação dos conhecimentos dos alunos com o ambiente do jogo. Contudo alguns pais e pedagogos não validam a atuação e utilização destes softwares.

Programa de simulação: por meio dessas simulações digitais, o homem é capaz de criar situações virtuais, que simulam fenômenos do mundo real que, dificilmente, poderiam ser experimentados em uma relação direta. Outra característica desses softwares é a facilidade que o aluno tem de mudar uma determinada situação sem causar risco para si ou para a humanidade. Apesar de possuir uma filosofia pedagógica muito interessante, esses softwares nem sempre conseguem atingir qualidade satisfatória, devido a dificuldade de programação de modelos de fenômenos complexos e a limitação dos sistemas computacionais.

Linguagem de programação: A partir do instante que a informática passa a ser aliada de alunos e professores mo processo de produção do conhecimento, algumas linguagens de programação como, por exemplo, Pascal, também pode ser caracterizado como uma modalidade do software educativo. A programação do computador leva o sujeito envolvido no processo de ensino/aprendizagem a construir uma sequência de passos que será utilizada para resolver um determinado tipo de problema, que poderá ser testada e alterada exaustivamente, até que atinja o objetivo proposto.

Uma das interferências da tecnologia da informação no processo de ensino ocorre em função da habilidade do sujeito envolvido nos desafios da tecnologia que fascina uns, mas apavoram outros.

Portanto, o uso da tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem cria novas condições de produção e recepção de texto, e consequentemente, de produção do conhecimento, mas é necessário conscientizar os responsáveis pela construção e implementação dos projetos de ensino para que haja uma redefinição do espaço sala de aula e para que recursos tecnológicos sejam utilizados de forma adequada.

Referências Bibliográficas:

COSCORELLI, Carla Viana (Org). Novas tecnológias, novos textos, novas formas de pensar. 3° edição Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

sábado, 19 de setembro de 2009

História de Francisco Santos-PI.

História de Francisco Santos.  Terra Querida!!!!! 



















Escola em que estudei boa parte da minha vida. 
Igreja Católica Imaculado Coração de Maria
Praça da cidade 
Vista aérea do município.



Antes de tornar-se um povoado, Francisco Santos foi uma fazenda dos irmãos baianos Antônio Rodrigues e Policarpo Rodrigues. A propriedade chamava-se Jenipapeiro e era basicamente de criação de gado. Foi assim por cem anos até que 1918 o lugar começou a crescer timidamente com o movimento do comércio e o despertar da agricultura. Quando foi elevado a povoado, em 1935, pertencia ao município de Picos. A luta pela emancipação teve como principal líder o senhor Eliseu Pereira dos Santos. Mas, somente em 1960 foi que houve a emancipação política e deram ao município o nome de Francisco Santos.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Francisco Santos, pela lei estadual nº 1993, de 09/09/1960, desmembrado de Picos, e instalado 24/12/1960.

Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. 


Visite o site da cidade: http://www.franciscosantos.pi.gov.br/
Visite o blog da cidade: http://www.fcosantospi.blogspot.com/

Brothers do Piauí


Essa é a nova banda de Inhuma-PI que promete trata-se do irmãos Lorinho e Francy que moram na localidade Recanto do Prato pertinho das Baixas do Maranhão terra da Setfhany. Os Brothers do Piauí gravaram recentemente um CD em São Paulo com 14 musicas todas de autoria do Lorinho. Estavam realizando vários shows em municípios do estado de São Paulo e agora estão de volta a Inhuma Piauí terra natal.
A dupla esta percorrendo as rádios da região para divulgar o seu novo cd. Quem quiser contratar Shows da dupla entre em contato com o número (89)9971-3466.

Veja o vídeo no YouTube. 
Show dos Brothers



Técnicas e Tecnologias na Educação

Segundo Patrick Mendelsohn, professor da Universidade de Psicologia e tecnologia de Genebra na Suíça:

“As crianças nascem em uma cultura em que se clica, e o dever dos professores e inserir-se no universo dos seus alunos”.

Os textos apresentam a importância da era da tecnologia, e utilização adequada da técnica, principalmente na educação.
A vida hoje é mais prática e cômoda, mas nem sempre foi assim, pois sabemos pouco da história dos nossos antepassados, mas o que sabemos é suficiente para compararmos o modo de vida de cada sociedade.
Os meios de comunicação e de transportes são evidências das transformações sofridas no decorrer dos anos, em passado um tanto quanto remoto viajar de avião era considerado impossível, o fato do homem voar era considerado como milagre divino, hoje é comum a prática de viajarmos de uma cidade a outra de avião ou trens. Já os meios de comunicação nos leva cada vez mais longe, pois em uma fração de segundos podemos acompanhar aqui do Brasil um acontecimento ao vivo que está ocorrendo do outro lado do mundo como no Japão. Isto é possível porque Televisão e o computador já são comuns nas casas dos brasileiros.

Como podemos utilizar de forma adequada estas técnicas e tecnologias ao nosso favor em prol da educação matemática?
Sabemos que na educação a utilização adequada da técnica e da tecnologia favorece o aprendizado do aluno e a formação contínua do professor, o ato de incluir nas aulas recursos didáticos diversificados desperta o interesse do aluno, e auxilia no processo de ensino e de aprendizagem.

É evidente que o progresso das tecnologias oferece campos de desenvolvimento das competências fundamentais para a sobrevivência, e sem dúvida, aumenta o alcance das desigualdades no domínio das relações sociais, da informação, e do mundo.

Após a leitura completa do livro 10 Novas competências para ensinar e especialmente o capitulo 8 Utilizar novas Tecnologias, escrito por Philippe Perrenoud.
Entendi que a escola não pode simplesmente ignorar o que se passa no mundo, pois as novas tecnologias da informação e da comunicação transformam as maneiras de comunicar, de trabalhar, de decidir e de pensar.
É necessário a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação.
O livro enfatiza a necessidade do professor da disciplina curricular ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alterar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.
O uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento apresentam enormes desafios:
Entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento; - provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos; - possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores.
Essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender bem como rever o papel do professor e do aluno neste contexto.
Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.
Perrenoud apresenta quatro entradas práticas neste referencial que sem dúvidas farão a diferença na educação, são elas:
1) Utilizar editores de texto;
2) Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino;
3) Comunicar-se à distância por meio da telemática;
4) Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

Referências Bibliográficas:

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 5° edição. Campinas-SP: Papirus, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000.